Quem sou eu como professor e aprendiz”
Ao refletir sobre minha maneira de ensinar, posso me classificar como professor aprendiz.
Preparo minhas aulas com flexibilidade, para que possam se adaptar as necessidades dos alunos. Muitas vez entretanto, somos obrigados a ser conteudistas, mas dentro desse contexto me preparo para que os conhecimentos e conteúdos que vou transmitir estejam sempre atualizados. Minha matéria Geografia ,é extremamente dinâmica, procuro sempre me utilizar de elementos didáticos que facilitem este dinamismo: jornais, revistas, artigos, vídeos e a informática.
As aulas sempre tem espaço aberto para que o aluno possa se colocar e trazer novas informações para todos, pois isso facilita o entendimento e o aprendizado que se torna coletivo, pois nossos conteúdos estão sempre ligados ao acontecimentos cotidianos e ligados aos passados o que leva a leitura e interpretação deles, analítica e crítica.
Para isso a interdisciplinaridade é uma metodologia indispensável, pois penso que facilita o entendimento do aluno de maneira global. Para isso conto sempre com a colaboração de meus colegas na troca de idéias e experiências. Muitas vezes temos algumas dificuldades para que isso se realize, mas trabalho com uma equipe de profissionais que estão sempre prontos à trocar idéias.
As mudanças são inevitáveis e necessárias para que possamos atender as necessidades de nossa sociedade ,e nos tornarmos atraentes ,em sociedade da informação e mais do que isso, levarmos nossos alunos a serem analistas críticos desta sociedade e não somente replicantes.
terça-feira, 17 de março de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)